segunda-feira, 5 de abril de 2010

O DESPERTAR DA PRIMAVERA - musical

Nota - 8,5







Escrita em 1891 pelo dramaturgo alemão Frank Wedeking, a peça causou furor na Alemanha e por anos foi proibida de ser encenada. Cem anos depois, os diretores norte-americanos Duncan Sheik e Steven Star a transformaram em musical, com uma trilha mais voltada para o rock. Nos Estados Unidos, a peça alcançou sucesso imediato e ganhou oito prêmios Tony, o Oscar dos musicais. A montagem brasileira também não ficou para trás e recebeu cinco indicações ao Prêmio Shell.



A peça aborda temas polêmicos como homossexualismo, suicídio e abuso, de uma forma poética. Muito bem estruturada, diferente de tudo o que já vimos de musicais produzidos no Brasil. Alta categoria com profundidade e adaptação absolutamente detalhista. 


O espetáculo se estende muito é verdade, mas como sabemos, em adaptação é obrigado a manter tudo. 


O elenco é formado por jovens entre 14 e 25 anos. “Uma das únicas exigências dos criadores originais foi que os atores tivessem a idade muito próxima dos personagens.



Pierre Baitelli (Melchior) é um lindo garoto feito para cativar fãs pelo Brasil, ele não canta perfeitamente, mas o papel encaixa-se como uma luva e ele o faz corretamente. Já participou de minissérie:  “Capitu” - Globo.


Malu Rodrigues (Wendla), fica apagada na peça, apesar de ser a que canta melhor das meninas, não dá para vibrar com sua interpretação.


O grande destaque está com Rodrigo Pandolfo (Moritz) que definitivamente rouba todas as cenas em que está presente. Ele tem algo que chama a atenção, uma presença cênica incrível e sua atuação é digna de uma grande carreira.


No mais, o espetáculo vale a pena ser visto, é  lindo visualmente, a cenografia também é muito bem concebida, Debora Olivieri e Carlos Gregório se desdobram em todos os personagens adultos, com atuações imperdíveis.
Um espetáculo adoslescente para adolescentes e adultos. Todos devem ver.





Música de Ducan Sheik
Texto e Letras de Steven Sater
Baseado na obra de Frank Wedekind
DIREÇÃO
Charles Möeller
VERSÃO BRASILEIRA / SUPERVISÃO MUSICAL
Claudio Botelho
A trilha, está disponível para a venda em CD e grátis para download no site (www.despertarprimavera.com.br/musicas.asp).
Qui. e sáb., às 21h; 6ª, às 21h30. Até 2/5. Teatro Sérgio Cardoso: Rua Rui Barbosa, 153. 3288-0136. R$ 50 (qui.) e R$ 60. 14 anos. 856 lugares. 120 minutos (com intervalo)

Nenhum comentário: