sexta-feira, 9 de abril de 2010

AN EDUCATION

NOTA 8












direção: Lone Scherfig


Jenny Carey (Carey Mulligan) tem 16 anos e vive com a família no subúrbio londrino em 1961. Inteligente e bela, sofre com o tédio de seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a chegada da vida adulta. Seus pais alimentam o sonho de que ela vá estudar em Oxford, mas a moça se vê atraída por um outro tipo de vida. Quando conhece David (Peter Sarsgaard), homem charmoso e cosmopolita de trinta e poucos anos, vê um mundo novo se abrir diante de si. Ele a leva a concertos de música clássica, a leilões de arte, e a faz descobrir o glamour da noite, deixando-a em um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida.


Primeiro trabalho como roteirista do conceituado escritor Nick Hornby, de Alta Fidelidade, o filme Educação é baseado nas memórias da jornalista Lynn Barber e é a primeira produção de fora da Dinamarca da diretora Lone Scherfig, deItaliano Para Principiantes, do Dogma 95. O longa foi indicado ao Oscar em três categorias: melhor filme, roteiro e atriz, para a jovem Carey Mulligan.

Eu queria dar nota 10 pra esse filme, se ele não desandasse no final. Tudo é bem do jeito que eu gosto, figurino bem feito, fotografia bem feita...bons atores...ótimas interpretações...mas querendo ou não o filme perde a graça quando o romance acaba. Mesmo que tenha sido indicado ao Oscar por melhor roteiro o filme é bom demais pra perder seu charme no final.


Vale a pena pela atuação de Carey e pela direção de arte.







Nenhum comentário: